domingo, 2 de setembro de 2012

Chefs ensinam receitas simples e saborosas para quem vai acampar


  Eu em meus acampamentos já levo isso muito a sério... Nada de ficarmos somente no miojo ou em pratos prontos, eles são bons sim, mais só de vez em quando. Gosto mesmo é de cozinhar de verdade e pra isso sempre estou inventando, até feijoada já fizemos em camping, mas essa eu conto em outros posts.
  Na net encontrei esse post, que achei muito legal por isso compartilho com vocês...

...  
  André Castro, chef do restaurante paulistano D'Olivino, ensina a fazer um penne all'arrabbiata con salsiccia e oliva, ou seja, alta gastronomia no meio do mato. Palavra de escoteiro, ou de quem já acampou muito na Chapada Diamantina (BA) e na Chapada dos Veadeiros (GO). "Todos os ingredientes se conservam bem, o preparo é feito numa única panela e é bem simples de fazer", diz, e lembra que o fogãozinho de uma boca pode ser trocado por uma simples fogueira, caso o material da panela suporte a temperatura.
Salada de grão de bico com atum: sua barraca será a mais popular! 

Luís Serra, subchef do restaurante O Pote do Rei – comandado por William Ribeiro –, também já é veterano em acampamentos. Principalmente quando morava em Cascais, em Portugal. "Eu amo grão-de-bico. É uma receita muito simples, saborosa e fácil de se fazer. Além de tudo, ainda sustenta", conta. Veja como preparar os pratos:

PENNE ALL'ARRABBIATA CON SALSICCIA E OLIVA
(Penne ao molho rústico de tomate picante com calabresa e azeitonas)
Como fica:
Rendimento:4 porções
Ingredientes:
400g de penne 
1 lata de pomodoro pelati (tomate italiano descascado e conservado em seu próprio suco)
1 linguiça calabresa
100g de azeitonas sem caroço
3 dentes de alho cortados em finas lâminas
1/2 de cebola finamente picada
1 pimenta dedo-de-moça
Parmesão italiano - opcional
Azeite de oliva
Orégano
Açúcar
Sal e pimenta do reino
 
Como faz:
  Fatie a linguiça calabresa e deixe separada num cantinho. Pique a pimenta retirando as sementes (se quiser menos picante) e reserve também. Abra a lata do pomodoro pelati e, com a faca, corte um pouco os tomates ainda dentro da lata. Aqueça o azeite numa panela na qual depois vá caber a massa, frite a calabresa e, após alguns minutos, junte a cebola e o alho. Assim que desprender o aroma, coloque as azeitonas, o pomodoro pelati, um pouco de água e a mistura de sal, açúcar, pimenta-do-reino e orégano. Adicione a massa e deixe-a cozinhar dentro do próprio molho. Tome bastante cuidado com a consistência do molho, caso ele encorpe muito durante o cozimento da massa.     Ponha um pouco de água sempre que necessário. No meio do cozimento, junte a pimenta picada e, assim que a massa estiver al dente, chame os amigos e sirva polvilhada com o parmesão. 

 
  Dicas
• Dê preferência às massas de marcas italianas;
• Você pode fazer em casa uma mistura de sal, pimenta-do-reino, orégano, açúcar e já levar ensacados juntos numa única embalagem;
• Coloque o azeite em pequenos frascos, similares àqueles de xampu de hotel. Diminui o volume e, consequentemente, o peso;
• Retire as azeitonas do vidro, drene-as um pouco e leve-as ensacadas. Plástico pesa menos que o pote de vidro na mochila;
• Rale o parmesão em casa e leve ensacado. Não utilize queijo ralado de saquinho, pois nem parmesão é;
• Folhas frescas de manjericão combinam muito bem com o prato.



SALADA DE GRÃO DE BICO COM ATUM

Como fica:
Rendimento:6 porções
Ingredientes:1kg de grão-de-bico cozido
2 cebolas roxas
1 pimenta dedo-de-moça
3 latas de atum cozido
1 ramo de salsinha
5 ovos (facultativo)
30ml de azeite
10 ml de vinagre
Sal a gosto
Pimenta a gosto
  Como faz:
  Escorra a água da conserva do atum e do grão de bico. Amasse o atum com um garfo e misture com os grãos. Descasque e pique as cebolas em cubinhos, deixe-as em água gelada por alguns minutos para tirar o ardor. Pique a salsinha e a pimenta e adicione junto com a cebola a mistura de grão-de-bico e atum. Cozinhe o ovo, descasque, corte em gomos e reserve. Tempere a salada com sal, pimenta, vinagre e azeite (nesta ordem, senão o azeite impede os outros temperos de grudarem nos alimentos) e misture tudo muito bem. Por fim, decore com os ovos. Se possível, deixe a salada no refrigerador até servir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário