Confesso que quando acampei pela primeira vez não tinha adquirido nada a respeito, fui na confiança de que um amigo levaria e deu tudo certo. Do que estamos falando? Fogareiros ou similares…
Estes equipamentos, portanto, fazem parte do mínimo quando se pensa em preparar no camping a própria refeição.
Seja para quem tem espaço no carro ou quase nenhum na mochila, preparar o alimento todo mundo uma hora precisará… Excluindo o pessoal adepto do restaurante perto do Camping e aqueles que levam comida pronta (fria) e embalada e com ela se satisfaz, o restante tem que de alguma forma esquentar e preparar com alguma fonte de “calor” os alimentos, seja pra si só, ou como mestre cuca da galera!
As opções são variadas, vão desde as espiriteiras (acima), algumas feitas a partir de latinhas até fogareiros mais complexos, utilizados até como grill que chegam a fazer inveja ao que temos na cozinha de casa…
Alimentados a gás propano, combustível líquido ou eletricidade com certeza muitos já acharam o que melhor se encaixa nas necessidades de cada caso. Não são raros os campistas que possuem mais de um modelo e ou levam ambos ou escolhem cada um conforme as características da empreitada. Eu, particularmente, prefiro ter sempre um “plano B” e se possível, agilizar o almoço/janta usando os dois simultaneamente.
Existem muitas opções no mercado. Em comércios mais voltados a pescaria são também facilmente encontrados as espiriteiras prontas, a um custo muito baixo. No mesmo tipo de comércio, fogareiros a gás (tipo o Trail da Nautika) são bem populares.