domingo, 30 de setembro de 2012

Caipirinha de maracujá

  Já que o verão ta chegando, bem que aqui, mais parece que é o inverno....  Vou postar essa receita de caipirinha que é muito boa e bem geladinha é uma delícia...

Caipirinha de Maracujá

Ingredientes:
1 maracujá
3 pedras de gelo picados
Vodka, pinga ou rum (aproximadamente 30 a 50ml)
2 e 1/2 colheres de açucar ou 1/3 de lata de leite condensado


Modo de Preparo:
Colocar todos os ingredientes em uma coqueteleira e agitar bem. Se desejar coloque mais açucar.

Dia 12 de outubro está chegando e com isso nosso Camping.... Adoro...


sábado, 29 de setembro de 2012

Dica: Como fechar saquinhos plásticos

   Essa dica eu encontrei com o pessoal do Trekking Brasil...
  
  Como achei muito interessante também para levarmos ao camping, não poderia deixar de compartilhar com vocês... 

  Como fechar os saquinhos plásticos e ainda reciclar e fazer bem ao meio ambiente? É só cortar a garrafa pet bem rente a tampa, enfiar o saco por dentro do bocal, puxa para os lados e tampar...

   É fácil, prático e facilitará muito a vida da gente....



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Brigadeiro metido a gourmet

As vezes, achamos que só porque acampamos não temos direito a sobremesa ou refeiçoes maravilhosas. Pois eu não acredito nisso, meus acampamentos tem comida, muita comida e comida boa...
Essa receita achei no Blog Cozinha na Mochila... E como sou apaixonada por chocolate, amei a idéia. 

Brigadeiro Metido a Gourmet


Ingredientes:

1 caixa de leite condensado (deixe a lata pra usar só em casa, pois a caixa, além de ser mais leve, depois de usar você pode dobrar e levar embora num saquinho, muito mais prático e menos volumoso)
2 unidades (10g cada) de manteiga (leve as individuais, mais fáceis de conservar e usar em pequena quantidade)
1 colher (sopa) de cacau em pó
50g de chocolate amargo picado (usei um com 70% cacau)
granulado
Misture os quatro primeiros ingredientes e leve ao fogareiro em fogo baixo. Mexa até que o brigadeiro desgrude do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar (se aguentar tampe, deixe do lado de fora da barraca e espere até o dia seguinte). Para enrolar molhe as mãos com um pouco de água e com uma colher pegue uma pequena quantidade. Faça uma bolinha, passando depois pelo granulado.


Agora é só provar e amar... Em meu próximo acampamento não vai faltar...

domingo, 23 de setembro de 2012

Cozinha Desmontável para Camping

   Toda pessoa que ama cozinhar, quando acampa sempre quer uma cozinha para se organizar. Infelizmente aqui no Brasil, pelo menos nos lugares que conheço ou tenho acesso, não encontrei nada. As opções encontradas são todas fora do Brasil.
   A cozinha mais completa e com melhor custo benefício é essa opção da Cabelas. Ela possui um modelo com reservatório de água e tudo.
   Eu já falei pro meu companheiro de acampadas Fábio Kuhnen que quero a minha... O problema agora é como conseguir trazer. O que muitos amigos campistas estão fazendo é montando e criando a sua própria cozinha. Também é uma opção.

   Abaixo um vídeo demonstrando a cozinha que todos queremos em nossas acampadas....


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Brisa de Verão

  Em viagem com o meu parceiro de acampadas e de todas as horas, Fábio Kuhnen, fomos a um restaurante, pois tínhamos acabado de chegar e precisamos ainda montar o acampamento. Chegando lá olha só o que encontro na mesa? Uma receita de um drink, chamado Brisa de Verão. E agora divido com vocês...


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Reaproveitamento: Bolinho de Arroz

  Em camping também exageramos, quantas vezes sobra arroz, frango do almoço e não sabemos o que fazer? Pois podemos reaproveitá-lo. Essa receita não colocarei quantidades, pois depende das quantidades de sobras.

Bolinho de Arroz

Ingredientes:
Sobras de arroz
Sobras de frango desfiada (opcional)
Ovos
Fermento Royal
Temperos a gosto
cebolinha verde
cebola bem picadinha
tomate
Trigo e leite para a massa
Óleo para fritar

Modo de Preparo:
   Misture o arroz, frango, ovos, temperos, cebolinha, cebola, tomate. Depois vá acrescentando o trigo e o leite para formar uma massa. Coloque em um copo leite e misture com o fermento, fica uma espuma. Acrescente essa espuma na massa do bolinho. Depois é só formar bolinhas e fritar.


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sobremesa de Camping: Danoninho Caseiro

  Quando falamos de camping, muitos pensam em má alimentação. Mas isso não é verdade. Podemos sim nos alimentar bem e até fazer boas sobremesas, para nos deliciar. 
   Para isso precisaremos apenas de um liquidificador e claro, se quiser geladinho, ter como refrigerar. Alguns camping, deixam disponível uma geladeira comunitária para os campistas, mas conseguimos também refrigerar em caixa térmica com gelo, pois esse tipo de sobremesa não precisa congelar.

Danoninho Caseiro

Ingredientes:
1 caixa de leite condensado
2 caixas de creme de leite
1 pacote de suco de morango
1 pote iogurte natural (opcional)

Modo de preparar:
  Bata todos os ingredientes no liquidificador. Depois é só colocar em uma vasilha ou em copos. Pode servir sem refrigerar, mas se preferir gelado, refrigere.



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Camping também é lugar de Batidinhas 2

Continuando nossas receitas de batidinhas que sempre fazem sucesso nos camping dos Barraqueiros de Plantão

1 caixa de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 medida (pode usar a caixa de leite condensado) de Suco Maguary de Maracujá
1/2 medida (pode usar a caixa de leite condensado) de smirnoff ou vodka de sua preferência
Gelo a vontade

Modo de Fazer: Bata no liquidificador todos os ingredientes com bastante gelo. Pode-se fazer também com a fruta de maracujá.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Caipirinha de Yakult

   Desde que eu vi essa receita no blog Barraca Voadora, passei a fazer para o meu grupo Barraqueiros de Plantão e foi o maior sucesso. Hoje em todas as festas e camping essa receita não pode faltar....

   Fica simplesmente uma caipirinha maravilhosa...

Caipirinha de Yakult

   Nunca imaginei misturar os lactobacilos vivos do Yakult com vodka ou cachaça. Mas os curitibanos tiveram a ideia.
   A caipirinha de Yakult está no cardápio de bebidas do Citra Bar. Foi parar lá depois de um concurso que elegeu as melhores receitas criadas or clientes. Leva cachaça ou vodka, limão, açúcar e gelo, além do leite fermentado.
   Se alguém testar em casa apareça para contar aqui.

domingo, 9 de setembro de 2012

Petiscos no camping

  Como em um bom camping com amigos, não pode faltar o famoso churrasco e petiscos pra acompanhar uma cervejinha gelada, uma batidinha...

  Então vamos lá...

Pão Temperado

Pão de sua preferência.
Maionese
Sazon Vermelho
Orégano, pimenta a gosto

  Coloque em um recipiente a maionese, o Sazon e misture bem até virar um creme. Tempere com orégano, pimenta e misture novamente. Sal não precisa colocar, pois o Sazon já contém.
  Espalhe o patê (creme) sobre os pães fatiados e coloque na grelha para dourar, cuidado para não queimar. Sirva imediatamente.

  Obs.: Nessa mesma receita pode acrescentar alho picado, queijo ralado, fica muito bom....


Fonte: Cozinheira Primeira Viagem



sábado, 8 de setembro de 2012

Galão dobrável de 20 litros


Como todos sabem, nem todos campings tem cozinhas comunitárias ou mesmo pontos com água perto dos locais destinados às  barracas. Sendo assim, este post do Barraca tecnológica mostra um produto da Nautika que ajuda neste sentido.
Galão Dobrável 20 litros
   Quando estamos acampando e longe de uma "fonte" de água, seja ela natural ou encanada, percebe-se a falta que a água faz ou o empenho em ter que se deslocar até onde a tenha.
   Justamente nestes casos o prático galão dobrável da Nautika torna-se uma boa sacada. Com capacidade de até 20 litros ele serve para o transporte e básica acomodação de líquidos, que no meu caso foi justamente a água potável. Em formato quadrangular, com duas alças e uma torneira que pode ser retirada, o galão é feito aparentemente do mesmo composto dos galões (tipo bombonas) de 20 litros retornáveis que são vendidas para água mineral. Confesso que a flexibilidade do material acarreta numa certa desconfiança quanto a resistência, mas com o seu total uso, o produto se tornou confiável no transporte, seja pelas alças ou pelo galão em si.
Embalagem do Galão Dobrável 20 litros
   A única observação seria no posicionamento da torneira, que poderia ser na frente (mais abaixo) do produto, e não no canto superior, no mais tudo certo! Achei-o no comércio local e mais barato que no Mercado Livre, pelo preço a vista inclusive (sem contar o frete)
Galão Dobrável 20 litros (Torneira)
   Na hora de transportar a alegria se justifica mais ainda, pois dobrado ele não fica maior que uma pastinha e cabe assim em qualquer lugar. Enfim, uma grande sacada!

Curta nossa página no Facebook

Bom dia,

Entramos nas redes sociais, Camping & Cozinha está também no Facebook.

Curtam nossa página... https://www.facebook.com/CampingCozinha


Nossa nova página no Facebook.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Tenda Dobrável Mor, 1 ano de falecimento...


Post publicado no Barraca Tecnológica, que mostra o temível fim que levou nossa tenda Mor 3x3. Este equipamento serviu a nós e aos Barraqueiros de Plantão por muitas acampadas, mas uma forte ventania a levou deixando-a neste estado. 
    As pessoas me mandam emails, me chamam no Msn e publicam comentários no BT perguntando sobre a resistência da minha Quechua T4, pois bem, acho que agora consigo exemplificar corretamente!
    A foto acima, é o que sobrou de nossa tenda dobrável (marca Mor) 3mt x 3mt depois de uma noite de chuva e ventos fortes. Fortes, bem fortes... a ponto de eu acordar com o que sobrou da barraca as 3 da madrugada. Não deu tempo de salvar nada, apenas retirá-la de perto da barraca (pra que as ferragens não furassem o tecido) e colocar as coisas que haviam debaixo da tenda, na saleta da Quechua T4. Vale lembrar que sempre em noites "estranhas" reforço minha estrutura. A tenda estava presa ao chão em mais de 10 pontos e os pés auxiliados por estacas de 50 cm... mas nada disso adiantou!

Dica para o dia a dia Campista

Boa tarde,

Feriado chegou, o tempo aqui está ajudando minha vontade era de estar de frente ao mar, no aconchego da minha barraca, mas como não dá, vamos aproveitar para escrever algumas dicas que facilitam nosso dia a dia campista.
Quando acampamos, nossa maior dificuldade é levar tudo o que precisamos, principalmente na cozinha, pois são muitos temperos e levar todos os potes e embalagens torna-se inviável. Aí vai nossa dica de hoje: quem nunca consumiu as "balinhas Tic Tac", pois é seus potes são ótimos para guardar os nossos temperos. Assim, poderemos levar tudo o que precisamos sem ocupar muito espaço.

Os potes de Tic Tac viram potes para temperos...

E aí, está aprovada a idéia?

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A Estrutura... nosso primeiro teto pra preparo das refeições


Segue post do blog Barraca Tecnológica mostrando como "nos viramos" pra ter um teto melhor que o quarto da barraca pra cozinhar no início de nossas acampadas...

   Certa vez, quando acampei numa cidade próxima à Joinville (Penha), vi que um campista usava uma estrutura muito bonita e prática sobre a barraca dele. Pesquisando na internet percebi que se tratava de uma tenda "Canopy" da Nautica, a qual achei por R$ 189,00 no MercadoLivre, o que considerei muito caro. Com base nisto, iniciei umas pesquisas, na tentativa de confeccionar algo mais barato e que me atendesse em dois aspectos: Proteção quanto à chuva e ao sol, ao menos para a minha barraca.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Camping também é lugar de Batidinhas 1

Estava eu aqui pensando o que postar, lembrei de minhas batidinhas, que fazem muito sucesso nos campings  dos Barraqueiros de Plantão e também em casa.

Fica uma delícia, aproveitem....

Batida de Coco ou "Leitinho da Norminha"

1 vidro de leite de coco
1 caixa de leite condensado
1/2 medida (pode usar a caixa de leite condensado) de smirnoff ou vodka de sua preferência
Gelo a vontade

Modo de Fazer: Bata no liquidificador todos os ingredientes com bastante gelo. Pode-se colocar um pouco de coco ralado para bater.

Barraqueira Marilis e o "Leitinho da Norminha"

domingo, 2 de setembro de 2012

Velhos tempos...

Cozinha improvisada no Camping Retiro dos Padres

   Houve um tempo em que as facilidades não eram tantas...
   Desta forma, nossa "cozinha", dentro da barraca era só a nossa wing cooler e alguns outros poucos utensílios, mesmo assim, sentimos saudades!

Chefs ensinam receitas simples e saborosas para quem vai acampar


  Eu em meus acampamentos já levo isso muito a sério... Nada de ficarmos somente no miojo ou em pratos prontos, eles são bons sim, mais só de vez em quando. Gosto mesmo é de cozinhar de verdade e pra isso sempre estou inventando, até feijoada já fizemos em camping, mas essa eu conto em outros posts.
  Na net encontrei esse post, que achei muito legal por isso compartilho com vocês...

...  
  André Castro, chef do restaurante paulistano D'Olivino, ensina a fazer um penne all'arrabbiata con salsiccia e oliva, ou seja, alta gastronomia no meio do mato. Palavra de escoteiro, ou de quem já acampou muito na Chapada Diamantina (BA) e na Chapada dos Veadeiros (GO). "Todos os ingredientes se conservam bem, o preparo é feito numa única panela e é bem simples de fazer", diz, e lembra que o fogãozinho de uma boca pode ser trocado por uma simples fogueira, caso o material da panela suporte a temperatura.
Salada de grão de bico com atum: sua barraca será a mais popular! 

Luís Serra, subchef do restaurante O Pote do Rei – comandado por William Ribeiro –, também já é veterano em acampamentos. Principalmente quando morava em Cascais, em Portugal. "Eu amo grão-de-bico. É uma receita muito simples, saborosa e fácil de se fazer. Além de tudo, ainda sustenta", conta. Veja como preparar os pratos:

PENNE ALL'ARRABBIATA CON SALSICCIA E OLIVA
(Penne ao molho rústico de tomate picante com calabresa e azeitonas)
Como fica:
Rendimento:4 porções
Ingredientes:
400g de penne 
1 lata de pomodoro pelati (tomate italiano descascado e conservado em seu próprio suco)
1 linguiça calabresa
100g de azeitonas sem caroço
3 dentes de alho cortados em finas lâminas
1/2 de cebola finamente picada
1 pimenta dedo-de-moça
Parmesão italiano - opcional
Azeite de oliva
Orégano
Açúcar
Sal e pimenta do reino
 
Como faz:
  Fatie a linguiça calabresa e deixe separada num cantinho. Pique a pimenta retirando as sementes (se quiser menos picante) e reserve também. Abra a lata do pomodoro pelati e, com a faca, corte um pouco os tomates ainda dentro da lata. Aqueça o azeite numa panela na qual depois vá caber a massa, frite a calabresa e, após alguns minutos, junte a cebola e o alho. Assim que desprender o aroma, coloque as azeitonas, o pomodoro pelati, um pouco de água e a mistura de sal, açúcar, pimenta-do-reino e orégano. Adicione a massa e deixe-a cozinhar dentro do próprio molho. Tome bastante cuidado com a consistência do molho, caso ele encorpe muito durante o cozimento da massa.     Ponha um pouco de água sempre que necessário. No meio do cozimento, junte a pimenta picada e, assim que a massa estiver al dente, chame os amigos e sirva polvilhada com o parmesão. 

 
  Dicas
• Dê preferência às massas de marcas italianas;
• Você pode fazer em casa uma mistura de sal, pimenta-do-reino, orégano, açúcar e já levar ensacados juntos numa única embalagem;
• Coloque o azeite em pequenos frascos, similares àqueles de xampu de hotel. Diminui o volume e, consequentemente, o peso;
• Retire as azeitonas do vidro, drene-as um pouco e leve-as ensacadas. Plástico pesa menos que o pote de vidro na mochila;
• Rale o parmesão em casa e leve ensacado. Não utilize queijo ralado de saquinho, pois nem parmesão é;
• Folhas frescas de manjericão combinam muito bem com o prato.

sábado, 1 de setembro de 2012

Cooktop Elétrico 1 Boca Electrolux Portátil

   Depois de muito pensar nos gastos de gás com os refís de campgás que sempre deveríamos ter adquirido e estocado na véspera de cada acampamento e já decididos que por hora não levaríamos um fogareiro duplo mas dependente de arcaicos botijões de gás, resolvemos que deveríamos economizar um tanto nisso.
   A esta altura com campeonato um fogareiro elétrico de resistência já havia dado provas que não é suficiente para o preparo de refeições a mais de 6 pessoas, então decidimos arriscar e comprar um produto pouco conhecido: Fogão elétrico de 1 boca Electrolux (Indução).
   Por R$ 269 reais no site Ponto Frio o vimos e resolvemos comprar para inaugurar já no camping de outubro com os Barraqueiros de Plantão em 2011. A regra é simples: Se eu economizar metade ou mais de compras com refís de campgas, o produto pagará-se em muito breve, pois usávamos em qualquer evento dos barraqueiros de 5 a 7 refís, a um custo médio de R$ 7,00 cada.

Jacson, mestre cuca no acampamento de Garopaba dos Barraqueiros de Plantão

   Acima é possível entender nossa estratégia. Usar até três bocas (contanto com o a resistência) caso o fogareiro Frontier da Natika for insuficiente, passamos a usar o fogão por indução para o mais "nobres" dos preparos... inclusive utilizado por nosso "cheff" Jaco.
   O aparelho tem superfície vitrocerâmico, totalmente elétrico e seus comandos são integralmente "touch screen", tendo timer, controle de potência e trava de funções para segurança. Já o usamos em 3 ocasisões e podemos afirmar que precisar de um tempo de adaptação, pois ele esquenta realmente muito rápido devido a sua elevada potência, o que necessita uso de tomadas e extensões fortes para o mesmo.
   Outro detalhe importantíssimo: As panelas que o devem ser usadas são as de inox (preferencialmente com fundo duplo) e se acharem, de ferro ou inox esmaltadas. Para garantir, verifiquem se um "imã" fixa nas mesmas, se isto ocorrer, o recipiente está apto a ser usado no fogão.
   O mesmo é fácil de limpar, e sua limpeza, aconselha-se a ser feita sempre após cada uso, com um pano simples.

Macarrão: A alegria do povão

Bom dia,

   Mês começando, feriadão chegando e o tempo ajudando, pois o sol foi maravilhoso hoje.... Ai, ai que vontade de acampar... Mas infelizmente, por força maior, teremos que esperar até o feriadão do mês que vem.
   Hoje o meu post quero colocar a primeira receita MACARRONADA DE CAMPING, vou fazer algo simples e fácil pra todo acampamento, assim ganhamos tempo pra aproveitar a paisagem, os amigos e é claro meu companheiro de quase 40 acampadas Fábio.

   Eu e o Fábio geralmente levamos o macarrão, temperos, pomarola de casa, mas a carne compramos lá, pois assim pegamos o suficiente para a refeição e sempre temos a carne fresca. Como tempero eu uso: Tempero da Casa verde, Sazon...


   Vamos a receita....

MACARRONADA DE CAMPING

   Ingredientes: Cebola picada, Tomate picado, Pomarola, Macarrão, Carne moída, Tempero a gosto, margarina ou azeite, sal a gosto, queijo ralado a gosto.
   Modo de fazer: Cozinhe o macarrão na água quente com sal e margarina a seu gosto.
Para o molho: Frite a carne na margarina e depois acrescente cebola picada, tomate picado e deixe fritando com os temperos e o sal (cuidado que se você utilizar o tempero completo geralmente já vem sal). Acrescente o pomarola e deixe cozinhando. Só cuide pra não deixar secar, pode ir acrescentando água, mas aos poucos.
Se quiser pode acrescentar requeijão depois de tirar o molho do fogo. Fica uma delícia...
Sirva com queijo ralado.



  Em nossos campings fazem o maior sucesso...


Mesas e cadeiras de camping




   O fator mesa foi ums itens mais atrasados nas minhas aquisições de camping. Comprar mesa me assustava quando pensava que ainda teria que transportá-la. A Wing C0oler  não necessariamente nos atendia, na verdade deixou de atender a tempos como mesa, e agora só refrigera mesmo.
  Cheguei a ir na Decatlhon e a mesa (da primeira foto abaixo) não tinha em estoque. Os 299 reais reservados pra isso foram usados em outra coisa. Cheguei a quase comprar no Mercado Livre mas também não deu.
Papo vai e papo vem, a necessidade me fez esquecer um pouco do produto Quechua e comprar uma mesa de alumínio da MOR.
   Ela é prática e leve, vem numa bolsa que lembra a de uma barraca, mas ainda não é tão forte quanto imagino ser interessante. Além de dar um certo trabalhopara limpar todas as gretas. Mas, por 149 reais, quem deve reclamar…
   Porém, em dezembro último, fui a Decathlon novamente e então, por 249 reais comprei a mesa e as 4 banquetas que a acompanham. A mesa se fecha como uma maleta não muito pequena, mas no seu interior ficam alocadas as 4 banquetas que a todos surpreendem pela aparente robustez. Os cuidados com a qualidade são visíveis no produto e não me arrependo nem um pouco do investimento. Agora, as duas convivem lado a lado nos campings formando um “mesão” para uso coletivo dos Barraqueiros de Plantão.
Alternativas: Agora, depois que a Nautika passou a distribuir produtos da Coleman, vale a pena conferir se ai perto de sua casa não tem alguma opção da gigante americana, se não achar, a própria Nautika agora concorre com um produto similar, lançado recentemente.

Fonte: www.barracatecnlogica.com