sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Fogareiros no Acampamento



Confesso que quando acampei pela primeira vez não tinha adquirido nada a respeito, fui na confiança de que um amigo levaria e deu tudo certo. Do que estamos falando? Fogareiros ou similares…
Estes equipamentos, portanto, fazem parte do mínimo quando se pensa em preparar no camping a própria refeição.
   Seja para quem tem espaço no carro ou quase nenhum na mochila, preparar o alimento todo mundo uma hora precisará… Excluindo o pessoal adepto do restaurante perto do Camping e aqueles que levam comida pronta (fria) e embalada e com ela se satisfaz, o restante tem que de alguma forma esquentar e preparar com alguma fonte de “calor” os alimentos, seja pra si só, ou como mestre cuca da galera!
Espiriteiras: Esquerda da Azteq - Direita feita de latinhas de alumínio
   As opções são variadas, vão desde as espiriteiras (acima), algumas feitas a partir de latinhas até fogareiros mais complexos, utilizados até como grill que chegam a fazer inveja ao que temos na cozinha de casa…
   Alimentados a gás propano, combustível líquido ou eletricidade com certeza muitos já acharam o que melhor se encaixa nas necessidades de cada caso. Não são raros os campistas que possuem mais de um modelo e ou levam ambos ou escolhem cada um conforme as características da empreitada. Eu, particularmente, prefiro ter sempre um “plano B” e se possível, agilizar o almoço/janta usando os dois simultaneamente.
Fogareiros a Gás: Trail (esquerda), Urano (centro), Apolo (direita)
   Existem muitas opções no mercado. Em comércios mais voltados a pescaria são também facilmente encontrados as espiriteiras prontas, a um custo muito baixo. No mesmo tipo de comércio, fogareiros a gás (tipo o Trail da Nautika) são bem populares. 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Alimentação no Camping - Algumas Dicas



   Já faz um certo tempo que procuro ir aos poucos racionalizando o que levo de comida quando vou acampar, mesmo que minha fiel companheira tenha ótimo dotes culinários, quanto mais comprarmos, além de ficar mais caro, acarreta num volume muito maior, e volume prefiro deixar para os equipamentos que nos trazem mais conforto.
   Portanto, fugindo do volume, do basicão, dos caros restaurantes e do "sempre" churrrasco nos camping, pesquisei um pouco mais e achei opções interessantes que renderam muito bem e só precisaram de água para o preparo.
   - A linha Cozinha & Sabor da marca "Tio João " traz opções interessantes para uma pronta e prática refeição, satisfazem razoavelmente duas pessoas, mas podem ser aliadas a acompanhamentos;
  - A linha Pronto Sabor da marca "Bertin " traz opções para os não vegetarianos como carne à bolonhesa, strogonoff de carne e carne com legumes, em porções para duas pessoas e que neste caso vão ao fogo com a embalagem fechada, precisando apenas de uma panela com água.
  - Leite tetra pack com 500ml. Confesso que nunca tinha visto isto nos supermercados, mas a marca "Piá ", traz além do integral, o desnatado e o semi-desnatado. Esta embalagem custa obviamente menos, mas o que mais interessa é a possibilidade de evitar o desperdício, consumindo as embalagens unicas em cada refeição, no caso de duas pessoas.

E você amigo leitor? Conhece outro produto prático como estes? Compartilhe comentando este post...

Fonte: www.barracatecnologica.com

Bem vindos ao "Camping & Cozinha"

   Camping e Cozinha num primeiro momento nem parece ser dois termos que combinem. Por mais que se muito confie nesta máxima, este blog através de seus posts, relatos e verdades que presenciamos em cada um de nossos acampamentos ou no acompanhamento de outros incríveis endereços da blogosfera.
   

   A imagem acima sugere a felicidade de um casal aventureiro "almoçando" o que possa ser um macarrão do tipo instantâneo, refeição esta que aliás é imaginada por muitos como o trivial e rotineiro por aventureiros que fazem uso de barracas como única barreira entre o solo e as estrelas. O blog "Camping & Cozinha" com certeza mostrará que o preparo e o resultado desta atividade pode ser sim prazerosa, suficiente e altamente similar ao que teríamos no ambiente de nossos lares.

   Este post inaugural, agradece de antemão todos os visitantes e colaboradores, em especial a dedicação de minha parceira Fabiani Silveira, campista comigo em quase 40 acampadas e que me alimentou e as vezes algumas dezenas de "Barraqueiros de Plantão" nestes últimos 4 anos de aventuras.

Obrigado.